terça-feira, 31 de julho de 2012

Eixão


O Eixão fica fechado aos domingos
e feriados de 6h às 18h.
Demorei, mas divulguei: o meu lugar favorito em Brasília é o Eixão! Gente, é sensacional! Acredito que seja um lugar que ninguém aqui conseguiria viver sem. Eu não conseguiria. É bom tanto para dirigir (AMO!), como para ir aos domingos/feriados, que é quando ele fica fechado para carros e as pessoas podem caminhar, andar de patins, andar de bicicleta, andar de skate, correr, passear...

Então domingo eu aproveitei um momento em que o Brasil não estava competindo em nada nas Olimpíadas (passo o dia em casa torcendo!) e fui lá tirar algumas fotos para mostrar a vocês.

A foto principal foi tirada no eixão sul, na altura da 13 (não entendeu nada do que eu disse? então clica aqui!), por volta das 17h. Dá pra ver o quanto é um local tranquilo e familiar? Eu sentei no meio-fio e fiquei lá um tempo observando as pessoas e tirando fotos. O clima é muuuito bom! Se eu não fosse tão sedentária, iria lá com mais frequência.

Bom, na altura da 15 norte, o pessoal sempre se encontra para andar de skate e longboard:


Pesquisando sobre esse pessoal na internet, descobri a Associação dos Longbrothers, que a cada domingo organiza um espaço de lazer que oferece apresentações de dança, malabarismo, contorcionismo, música, aulas de skate e longboard, slackline e dá orientação para a segurança na prática esportiva. Tudo isso lá na 15 mesmo. Não conhecia e achei super legal. Qualquer domingo vou lá conferir! Se quiser saber mais sobre isso, clica aqui.

Agora, saindo um pouco do clima feliz do post, preciso falar sobre a tal bicicleta branca que todos que já andaram pelo eixão devem ter reparado, mas poucos sabem o que ela significa. É algo triste, mas que não tinha como passar em branco aqui.


No dia 19/08/2006, o ciclista Pedro Davison foi morto pelo ato irresponsável de um motorista bêbado que invadiu a faixa presidencial. O que é a faixa presidencial? É aquela faixa amarela ao centro. Essa bicicleta é, na verdade, o que restou da bicicleta dele após o ocorrido. Acredito que devam colocar flores novas a cada semana ou menos. Dá pra perceber o cuidado que a família e os amigos têm. Sempre me emociono ao passar por lá, pois o Pedro era irmão de um colega meu. Sabe essas pessoas cheias de vida? Então... O enterro foi um misto de tristeza e indignação. O motorista fugiu sem prestar socorro e só foi encontrado porque foi parado em uma blitz momentos depois.

Detalhes da bicicleta: o que restou.
Semana passada, quase 6 anos após o acidente, o motorista foi finalmente punido. Ele terá que pagar R$ 150 mil aos familiares por danos morais e R$ 970 de pensão à filha de Pedro até ela completar 25 anos. Sei que quantia alguma vai diminuir a dor que esse assassino causou à família, mas pelo menos ele não saiu impune como muitos. Se quiser saber mais sobre o caso, clique aqui.

Finalizando o post de hoje, vai uma foto antiga do eixão em um dia normal. Se todos dirigissem com prudência, seria sempre prazeroso dirigir por lá..

5 comentários:

  1. Que post interessante! Eu que sou morador de Brasília não sabia de alguns desses fatos e fiquei feliz ao saber. Podíamos tirar fotos do eixão nos horários de pico e em alguns momentos onde o fluxo é mais leve, pra completar o post, o que acha?

    Sobre o caso do Pedro, é algo muito triste... :(

    AMO VOCÊ, BEIJOS :*:@:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horários de pico são complicados... temos que ir em um dia de extrema paciência! haha

      Excluir
  2. Rafa do céu!! Vc que fez as fotos?? Juro que achei que eram tiradas do google, de tao cabulosas que sao!! AMEI o post sobre o eixao!!
    "Se eu nao fosse tao sedentaria, iria com mais frequência" = 2 membros!

    botei fé na ideia do mat de colocar fotos do horário de pico! Tu vai tá parada no carro mesmo! hUAHUAHUAHUA Um dia eu peguei um trânsito às 16h da tarde. Quase chorei. Trânsito parado me dá um nervoso - deve ser pq eu to sempre atrasada. HAUHUAHUAHAU Próxima vez coloco uso a boa e velha desculpa do "nossa, cheguei só agora pq o trânsito estava uma loucura!"
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha fui eu sim! Resolvi tirar as teias de aranha da minha câmera. :)

      Trânsito parado me dá nervoso também. Requer uma paciência que eu não tenho, admito. Por isso não tô botando fé de ir tirar fotos em horário de pico... haha

      E eu sempre uso essa desculpa!

      Excluir
  3. Muito legal este lugar... adorei!!! as fotos são ótimas...
    beijos

    ResponderExcluir

Web Analytics