Fonte: Facebook do Cobogó Mercado de Objetos |
A minha intenção era falar sobre o meu lugar favorito hoje mas, além de estar sem câmeras fotográficas aqui em casa (minha mãe viajou e levou a minha E a dela), também percebi que preciso explicar alguns detalhes sobre o Plano Piloto antes.
Essa imagem circulou pelo Facebook por um bom tempo para mostrar como funciona o tal Plano Piloto. Aqui, nós moramos em Superquadras e cada uma delas recebe um número. Para entender como funciona esse esquema de números, basta pensar nas Superquadras como sendo "pontos" em um plano cartesiano e o número como sendo a soma das coordenadas do ponto. Observe o exemplo na figura: o ponto "(6, 400)" ao norte é a 406 norte ou SQN 406 (Superquadra Norte 406). O ponto "(8, 200)" ao sul é, então, a 208 sul ou SQS 208 (Superquadra Sul 208).
O Eixo W é chamado de eixinho de cima, o Eixo L é chamado de eixinho de baixo e o Eixo Rodoviário é chamado de eixão (ou eixão do lazer). A asa do "avião" que fica ao norte se chama Asa Norte, a que fica ao sul se chama Asa Sul e o eixo que separa a Asa Norte da Asa Sul é o Eixo Monumental. A Via L2 e a Via W3 não tem "apelidos". Chamamos de L2 e W3 mesmo.
Não sei se deu para entender perfeitamente. Como disse no primeiro post, didática nunca foi o meu forte, haha, mas acho que com o auxílio da imagem dá para entender tudo direitinho. Só tenho alguns problemas com ela...
A imagem está espelhada tanto na vertical quanto na horizontal;(tudo bem, eu que tenho o costume de ver de outra forma e me sinto agoniada)- A partir da 410 (tanto norte quanto sul), temos a impressão de que a quadra está abaixo da Via L2, o que não acontece na realidade. As 400 estão SEMPRE acima. O mesmo vale para as 700. Elas estão SEMPRE acima da Via W3;
- O eixo monumental não é uma extensão das 900, ele é o eixo todo (pensando no plano cartesiano, ele é o eixo das ordenadas). As marcações só estão ali para exemplificar a numeração das quadras.
É isso! Tentarei fazer o post sobre o meu local favorito em Brasília até segunda. :)
Clap clap clap!!
ResponderExcluirJAMAIS pensaria nisso de (6,400) = quadra 406.
AMEI! Nossa, Rafa! Minha chance de conhecer Brasília agora é com o seu blog. hauhauhua
Você explicou super bem, acho que você kozou no primeiro post! :):)
Beijocas!!
P.S.: Sabe o que é mais legal? Você misturar Brasília com matemática. Tá aí. Curti!
AHEUHUAHEHAEHAHEAHEHAEA Adorei o "minha chance de conhecer Brasília agora é com o seu blog". Besta!
ExcluirTambém gostei de incluir a matemática no meio do post. Verei se conseguirei fazer isso mais vezes! ^^
Rafa, discordo de você quanto à didática! Você explicou tudo da melhor maneira possível :) achei essa forma de abordar Brasília muito interessante!
ResponderExcluirIdentificar uma quadra com um ponto do R^2 foi genial!
Vamos tirar umas fotos?
BEIJOS:*:@: