O Eixão fica fechado aos domingos e feriados de 6h às 18h. |
Demorei, mas divulguei: o meu lugar favorito em Brasília é o Eixão! Gente, é sensacional! Acredito que seja um lugar que ninguém aqui conseguiria viver sem. Eu não conseguiria. É bom tanto para dirigir (AMO!), como para ir aos domingos/feriados, que é quando ele fica fechado para carros e as pessoas podem caminhar, andar de patins, andar de bicicleta, andar de skate, correr, passear...
Então domingo eu aproveitei um momento em que o Brasil não estava competindo em nada nas Olimpíadas (passo o dia em casa torcendo!) e fui lá tirar algumas fotos para mostrar a vocês.
A foto principal foi tirada no eixão sul, na altura da 13 (não entendeu nada do que eu disse? então clica aqui!), por volta das 17h. Dá pra ver o quanto é um local tranquilo e familiar? Eu sentei no meio-fio e fiquei lá um tempo observando as pessoas e tirando fotos. O clima é muuuito bom! Se eu não fosse tão sedentária, iria lá com mais frequência.
Bom, na altura da 15 norte, o pessoal sempre se encontra para andar de skate e longboard:
Pesquisando sobre esse pessoal na internet, descobri a Associação dos Longbrothers, que a cada domingo organiza um espaço de lazer que oferece apresentações de dança, malabarismo, contorcionismo, música, aulas de skate e longboard, slackline e dá orientação para a segurança na prática esportiva. Tudo isso lá na 15 mesmo. Não conhecia e achei super legal. Qualquer domingo vou lá conferir! Se quiser saber mais sobre isso, clica aqui.
Agora, saindo um pouco do clima feliz do post, preciso falar sobre a tal bicicleta branca que todos que já andaram pelo eixão devem ter reparado, mas poucos sabem o que ela significa. É algo triste, mas que não tinha como passar em branco aqui.
No dia 19/08/2006, o ciclista Pedro Davison foi morto pelo ato irresponsável de um motorista bêbado que invadiu a faixa presidencial. O que é a faixa presidencial? É aquela faixa amarela ao centro. Essa bicicleta é, na verdade, o que restou da bicicleta dele após o ocorrido. Acredito que devam colocar flores novas a cada semana ou menos. Dá pra perceber o cuidado que a família e os amigos têm. Sempre me emociono ao passar por lá, pois o Pedro era irmão de um colega meu. Sabe essas pessoas cheias de vida? Então... O enterro foi um misto de tristeza e indignação. O motorista fugiu sem prestar socorro e só foi encontrado porque foi parado em uma blitz momentos depois.
Detalhes da bicicleta: o que restou. |
Semana passada, quase 6 anos após o acidente, o motorista foi finalmente punido. Ele terá que pagar R$ 150 mil aos familiares por danos morais e R$ 970 de pensão à filha de Pedro até ela completar 25 anos. Sei que quantia alguma vai diminuir a dor que esse assassino causou à família, mas pelo menos ele não saiu impune como muitos. Se quiser saber mais sobre o caso, clique aqui.
Finalizando o post de hoje, vai uma foto antiga do eixão em um dia normal. Se todos dirigissem com prudência, seria sempre prazeroso dirigir por lá..