terça-feira, 31 de julho de 2012

Eixão


O Eixão fica fechado aos domingos
e feriados de 6h às 18h.
Demorei, mas divulguei: o meu lugar favorito em Brasília é o Eixão! Gente, é sensacional! Acredito que seja um lugar que ninguém aqui conseguiria viver sem. Eu não conseguiria. É bom tanto para dirigir (AMO!), como para ir aos domingos/feriados, que é quando ele fica fechado para carros e as pessoas podem caminhar, andar de patins, andar de bicicleta, andar de skate, correr, passear...

Então domingo eu aproveitei um momento em que o Brasil não estava competindo em nada nas Olimpíadas (passo o dia em casa torcendo!) e fui lá tirar algumas fotos para mostrar a vocês.

A foto principal foi tirada no eixão sul, na altura da 13 (não entendeu nada do que eu disse? então clica aqui!), por volta das 17h. Dá pra ver o quanto é um local tranquilo e familiar? Eu sentei no meio-fio e fiquei lá um tempo observando as pessoas e tirando fotos. O clima é muuuito bom! Se eu não fosse tão sedentária, iria lá com mais frequência.

Bom, na altura da 15 norte, o pessoal sempre se encontra para andar de skate e longboard:


Pesquisando sobre esse pessoal na internet, descobri a Associação dos Longbrothers, que a cada domingo organiza um espaço de lazer que oferece apresentações de dança, malabarismo, contorcionismo, música, aulas de skate e longboard, slackline e dá orientação para a segurança na prática esportiva. Tudo isso lá na 15 mesmo. Não conhecia e achei super legal. Qualquer domingo vou lá conferir! Se quiser saber mais sobre isso, clica aqui.

Agora, saindo um pouco do clima feliz do post, preciso falar sobre a tal bicicleta branca que todos que já andaram pelo eixão devem ter reparado, mas poucos sabem o que ela significa. É algo triste, mas que não tinha como passar em branco aqui.


No dia 19/08/2006, o ciclista Pedro Davison foi morto pelo ato irresponsável de um motorista bêbado que invadiu a faixa presidencial. O que é a faixa presidencial? É aquela faixa amarela ao centro. Essa bicicleta é, na verdade, o que restou da bicicleta dele após o ocorrido. Acredito que devam colocar flores novas a cada semana ou menos. Dá pra perceber o cuidado que a família e os amigos têm. Sempre me emociono ao passar por lá, pois o Pedro era irmão de um colega meu. Sabe essas pessoas cheias de vida? Então... O enterro foi um misto de tristeza e indignação. O motorista fugiu sem prestar socorro e só foi encontrado porque foi parado em uma blitz momentos depois.

Detalhes da bicicleta: o que restou.
Semana passada, quase 6 anos após o acidente, o motorista foi finalmente punido. Ele terá que pagar R$ 150 mil aos familiares por danos morais e R$ 970 de pensão à filha de Pedro até ela completar 25 anos. Sei que quantia alguma vai diminuir a dor que esse assassino causou à família, mas pelo menos ele não saiu impune como muitos. Se quiser saber mais sobre o caso, clique aqui.

Finalizando o post de hoje, vai uma foto antiga do eixão em um dia normal. Se todos dirigissem com prudência, seria sempre prazeroso dirigir por lá..

sábado, 28 de julho de 2012

SQS 208? Ahn?

Fonte: Facebook do Cobogó Mercado de Objetos

A minha intenção era falar sobre o meu lugar favorito hoje mas, além de estar sem câmeras fotográficas aqui em casa (minha mãe viajou e levou a minha E a dela), também percebi que preciso explicar alguns detalhes sobre o Plano Piloto antes.

Essa imagem circulou pelo Facebook por um bom tempo para mostrar como funciona o tal Plano Piloto. Aqui, nós moramos em Superquadras e cada uma delas recebe um número. Para entender como funciona esse esquema de números, basta pensar nas Superquadras como sendo "pontos" em um plano cartesiano e o número como sendo a soma das coordenadas do ponto. Observe o exemplo na figura: o ponto "(6, 400)" ao norte é a 406 norte ou SQN 406 (Superquadra Norte 406). O ponto "(8, 200)" ao sul é, então, a 208 sul ou SQS 208 (Superquadra Sul 208).

O Eixo W é chamado de eixinho de cima, o Eixo L é chamado de eixinho de baixo e o Eixo Rodoviário é chamado de eixão (ou eixão do lazer)A asa do "avião" que fica ao norte se chama Asa Norte, a que fica ao sul se chama Asa Sul e o eixo que separa a Asa Norte da Asa Sul é o Eixo Monumental. A Via L2 e a Via W3 não tem "apelidos". Chamamos de L2 e W3 mesmo.

Não sei se deu para entender perfeitamente. Como disse no primeiro post, didática nunca foi o meu forte, haha, mas acho que com o auxílio da imagem dá para entender tudo direitinho. Só tenho alguns problemas com ela...
  • A imagem está espelhada tanto na vertical quanto na horizontal; (tudo bem, eu que tenho o costume de ver de outra forma e me sinto agoniada)
  • A partir da 410 (tanto norte quanto sul), temos a impressão de que a quadra está abaixo da Via L2, o que não acontece na realidade. As 400 estão SEMPRE acima. O mesmo vale para as 700. Elas estão SEMPRE acima da Via W3;
  • O eixo monumental não é uma extensão das 900, ele é o eixo todo (pensando no plano cartesiano, ele é o eixo das ordenadas). As marcações só estão ali para exemplificar a numeração das quadras.
É isso! Tentarei fazer o post sobre o meu local favorito em Brasília até segunda. :)

terça-feira, 24 de julho de 2012

Brasília


Brasília
Foto tirada pela Nasa em 8 de janeiro de 2011
Fonte: 
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=48963
Desde o dia em que criei o blog, eu fiquei pensando em qual seria o meu próximo post. Pensei em falar sobre a história de Brasília, mas seria  cansativo e não falaria nada além do que as pessoas já sabem. Então decidi colocar essa imagem que eu acho magnífica e um vídeo, que vocês poderão assistir ao longo do post.

Ao clicar no link da imagem, vocês encontram um texto falando um pouco sobre Brasília. De acordo com o "Earth Observatory", Brasília é inconfundível vista do espaço e é um dos melhores exemplos mundiais de planejamento urbano do século XX. Pela imagem conseguimos ver o plano piloto perfeitamente, que é aquele "avião" entre o Parque Nacional de Brasília (Brasília National Park) e o Lago Paranoá (Lake Paranoá).

Concordam comigo que essa imagem é linda? E faz com que eu me apaixone ainda mais pela minha cidade.

Agora vamos ao vídeo:


Gente, a qualidade dele é terrível, eu sei, mas não podemos esperar muito de vídeos super antigos, não é mesmo? Ele mostra um pouco sobre a construção de Brasília e mostra também algumas imagens antigas e outras "atuais". Agora, o que me impressiona mesmo, são os comentários que podem ser vistos na página do vídeo no youtube. Entendem agora quando eu falo que muitos falam MUITO mal sobre aqui? São esses tipos de comentários que me deixam triste e me motivaram a fazer o blog. Também podemos observar comentários totalmente infundados de Brasilienses, com xingamentos e tudo mais, que é outra coisa que me deixa triste. Qual o sentindo em xingar as pessoas baseado na cidade em que elas moram? Não entendo.

Enfim, espero que tenha gostado do post! Já tenho uma ideia pro próximo: vou falar sobre o local que eu mais gosto. É um local inesperado, eu acho. Mas gosto é gosto, né?

Até a próxima!

Beijos!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Primeiro

Sempre acho o primeiro post super difícil. Nunca sei o que falar. Então vou começar com o básico: me apresentando e apresentando a proposta do blog.

Sobre mim: meu nome é Rafaela, eu tenho 26 anos, moro em Brasília, sou mestre em Matemática (na área de Geometria Diferencial) e atualmente me encontro perdida profissionalmente. Amo a matemática mais do que tudo, mas até hoje não encontrei uma profissão que a envolvesse que não seja a do professor. Eu acho a profissão de professor belíssima e até quis segui-la, mas infelizmente não tenho o dom de ensinar. Sei que existem muitos professores por aí que também não tem esse dom, mas eu sempre reclamei ~ e muito ~ desses professores, então definitivamente não quero ser um deles. Essa é uma grande frustração na minha vida, mas o jeito é seguir em frente. Fora isso, existem alguns (raros) concursos para matemática em órgãos públicos. Raríssimos. Eu nunca vi um, apesar de saber que já existiram alguns no passado. Ainda espero ansiosamente o dia em que a ABIN vai abrir um concurso para o cargo de matemático de novo. Ta aí um lugar em que eu gostaria de trabalhar.

Agora sobre o blog: todo mundo tem algo negativo a dizer sobre Brasília. Poucos são os que falam algo positivo sobre a cidade. Eu sou apaixonada por Brasília. Não a trocaria por nenhum outro lugar. Amo o pôr do sol, os ipês (queria que o nome do blog fosse ipeamarelo, mas não estava disponível :/), o clima (sim, eu gosto da seca!)... Pretendo, com o blog, mostrar um pouco das coisas boas que Brasília tem a oferecer. Pode ser que eventualmente eu fale sobre coisas ruins, mas o foco serão as coisas boas, seja um ponto turístico, um restaurante, um shopping, um parque... Qualquer coisa!

Espero conseguir transmitir um pouco do amor que sinto pela cidade. :)

É isso! Até o próximo post!
Web Analytics